terça-feira, 26 de outubro de 2010

AJUDE A PROTEGER O MOTOCICLISTA



Veja uma moto, salve um motociclista 10 coisas que todo motorista deveria saber sobre motocicletas:


1. A causa nº 1 de acidentes com motos é que os motoristas não as vêem. É isso mesmo. Não porque motociclistas sejam cabeça-quente e agressivos. Não porquê estão em duas rodas ao invés de quatro. Mas porquê motoristas frequentemente não consegue visualizar o motociclista.

2. Motociclistas podem facilmente desaparecer em seus "pontos cegos". A única maneira de prevenir isso é sempre estar alerta ao tráfego ao seu redor e olhar duas vezes antes de mudar de faixa ou virar em interseções.

3. Motociclistas podem estar mais próximos do que parece. Eles são menores que carros, então é difícil julgar suas velocidades e quão distantes estão. Uma boa regra de ouro quando visualizar um motociclista: assume que ele está mais próximo do que aparenta.

4. Motociclistas nem sempre usam os freios para desacelerar. Às vezes é mais seguro para um motociclista reduzir a marcha ao invés de usar os freios. Quando um motociclista usa essa técnica para desacelerar não acenderá a luz de freio pra alertar você. Então sempre se mantenha a uma distância um pouco maior quando estiver atrás de uma moto.

5. Motociclistas usam toda a faixa por segurança, não por imprudência. Quando observar o motociclista mudando de posição na faixa ele não está se exibindo ou te convidando pra compartilhar a faixa com ele. Ele está reagindo a detritos na pista, ao vento ou buscando ser melhor visto por outros veículos.

6. O pisca-alerta de um motociclista nunca desliga automaticamente como o seu. Alguns motociclistas podem esquecer de desligar manualmente o pisca-alerta. Então lembre de certificar-se que aquele sinal ligado é pra valer.

7. Não prenda-se à idéia de que um motociclista pode sair do seu caminho. Motocicletas são altamente manobráveis a baixas velocidades e com boas condições de pista, mas é sempre melhor não colocá-las à prova.

8. Motociclistas passam maus momentos quando precisam parar rapidamente em pistas molhadas. Nessas condições fique um pouco mais distante ao estiver atrás de uma moto.

9. Motociclistas são pessoas como você. Eles poderiam ser sua família, amigos ou vizinhos. Eles apenas não tem cinto de segurança ou airbags pra protegê-los.

10. Atingir uma moto será algo do que você vai se lamentar. 80% dos acidentes de moto resultam em ferimentos ou morte. Isso poderia ser prevenido se todos nós apenas prestassemos mais atenção enquanto dirigimos.

Ajude a proteger o motociclista, passe esse texto adiante.


Fonte: AllstateGarage.com

RECALL DAS MOTOCICLETAS COMET E MIRAGE 250


Kasinski anuncia recall das motocicletas Comet e Mirage 250

por Auto Esporte/G1, em São Paulo

A Kasinski anunciou nesta quinta-feira (21) o recall das motocicletas Comet GT 250, GT 250 R e Mirage 250, ano 2009 e 2010, por risco de desligamento involuntário do motor quando em baixa rotação. Ao todo, 5.671 unidades dos dois modelos estão envolvidos na convocação.

Confira o número dos chassis:

Comet GT 250 - 2009 e 2010 - 93FGT2509AM002453 a 93FGT250ABM003418

Comet GT 250R - 2009 e 2010 - 93FGR2509AM002054 a 93FGR250ABM005293

Mirage 250 - 2009 e 2010 - 93FMR2509AM004078 a 93FMR250ABM005911

A fabricante esclarece que a instabilidade da marcha lenta está relacionada a posição do acelerador fora do ângulo especificado. Os veículos envolvidos serão inspecionados e caso seja necessário terão que ajustar o ângulo de posição do sensor do acelerador.

Para fazer o agendamento, os proprietários podem entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente Kasinski no número 0800 775 9595 ou pelo www.kasinski.com.br/recall.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TENHO QUE FAZER A CURVA... E AGORA?


Façamos um paralelo entre a estrada e uma pista de dança; em ambos existe uma parelha que se move de forma única, somos únicos; o que leva só consegue êxito quando a direção se realiza de forma invisível, quando não necessitamos lutar contra os desejos do outro, portanto, COORDENAÇÃO, SUAVIDADE E ANTECIPAÇÃO, são as chaves para termos sucesso nas tarefas que desejamos realizar, proporcionando uma satisfação somente explicada pelos que vivem essas situações.

O nosso veículo foi projetado para andar em linha reta, para tanto, FAZER CURVAS vai de encontro as características as quais foram projetadas as motos quando em movimento. As vezes o susto ao frenar, a duvida em entrar numa curva, uma correção de trajetória em plena inclinação, e uma frustrante saída de curva, tudo isso contribui para bloquear o nosso prazer enquanto pilotamos.

Imagino há quanto tempo vocês já dirigem motos; hábitos, costumes, vícios, etc, já se instalaram na forma de conduzir esses veículos. Imagino o quanto seria difícil alterar a verdade de vocês. A partir de hoje vocês acreditariam que “MOTO SE DIRIGE COM OS OLHOS”, e não com os braços e pernas!?.

Existe uma máxima para quem dirige que diz:
“OLHE PARA ONDE QUERES IR, PORQUE ACABARÀS PASSANDO POR ONDE
OLHASTES”.


Isso se supõe que nunca devemos estar olhando fixo quando pilotamos, mas no que faremos. Por exemplo: quando freio busco o ápice, quando inclino busco a saída, etc. Portanto ANTECIPAÇÃO é a palavra de ordem; como afirmam alguns pilotos: “é necessário sempre PRÉ VER para que não haja necessidade de correções durante as manobras”. Se aprendermos as lições dos dias anteriores não teremos dificuldades de aprender as lições dos diasseguintes”. Sobre a moto tenho que pensar sempre de forma antecipada minimizando dessa maneira os riscos e as surpresas inesperadas.

Talvez um dos grandes segredos de uma boa pilotagem seja a SUAVIDADE COM QUE O PILOTO CONDUZ SUA MOTO, guardem bem essa palavra SUAVIDADE, pois o tempo inteiro estamos trabalhando a transição, ou seja, a passagem de peso da roda traseira para a roda dianteira, ou vice-versa, ou melhor tecnicamente falando, o equilíbrio dinâmico.

Essas motos R, ou high-sport, como são chamadas atualmente, são cruéis pelo grande aumento de potencia e sua relação com o peso tornando-se verdadeiras bestas indomáveis. A agilidade nos seus comportamentos, nos obriga a tratá-las com suavidade pois é assim que merecem; por isso estamos aqui, para aprender a dominá-las corretamente.

Para finalizar gostaria que vocês pusessem essa palavra na atitude de pilotar as motos: SUAVIDADE, SUAVIDADE, SUAVIDADE. Se conseguirmos fazer isso com competência conduziremos as motocicletas minimizando as possibilidades de riscos.

Pode parecer uma surpresa para todos vocês, mas, todas as curvas tem
em comum, no que tange:

1- Ajusto a velocidade
2- Escolho um traçado redondo e necessário
3- Acelero na saída

Uma vez que penso antecipadamente, curvas rápidas e lentas seguem o mesmo principio: A BUSCA PELA SAÍDA É QUE DETERMINARÁ MINHA ENTRADA.

Finalizo afirmando que: não existem curvas iguais, motos iguais, pilotos iguais. Essa variedade infinita e a resolução de cada problema é estritamente individual, porem, sempre com a mesma fórmula: força = massa x aceleração.




Site: www.agbracingschool.com.br