segunda-feira, 21 de junho de 2010

CUIDADOS NA TROCA DE ÓLEO

Um serviço relativamente simples, porém, precisa de cuidados, para não gerar graves consequências ao motor, ao longo do tempo de vida da motocicleta.

Procedimentos corretos:

1º - elevar a moto em uma plataforma de serviços;

2º - funcionar a moto por aproximadamente 3 minutos;

3º - observar sob o motor, possíveis vazamentos e as causas;

4º - colocar um recipiente com capacidade de receber o óleo a ser drenado;

5º - retirar o bujão de escoamento do óleo (cuidado para evitar queimaduras);

6º - remover o filtro de óleo;

7º - aguardar até o escoamento TOTAL;

8º - limpar ao redor da sede do bujão e do filtro com um trapo;

9º - colocar o filtro;

10º - enroscar o bujão sem aperto excessivo e com arruela de vedação em bom estado;

11º - colocar o óleo especificado e observar o limite da capacidade indicado (visor/vareta);

12º - funcionar o motor por +/- 30 segundos e conferir o nível, adicionando se necessário;

13º - observar eventuais vazamentos no bujão e/ou filtro;

14º - evitar a utilização de máquina à vácuo. Este equipamento jamais drenará totalmente o óleo, pois o dreno não “sugará” o óleo que, justamente permanecerá no fundo da parte plana do Carter e que contém as limalhas do desgaste natural do motor, as quais se misturarão com o novo lubrificante, deixando-o poluído e conseqüentemente mais abrasivo.

IMPORTANTE: para o total escoamento do óleo a ser substituído, utilizar o procedimento mais adequado a cada tipo de moto, pois alguns fabricantes recomendam a drenagem com a moto no cavalete, outros com a moto no descanso lateral. Da mesma forma, o nível correto deverá ser observado conforme cada tipo de moto (no cavalete ou no descanso lateral). Siga sempre orientações do manual.

Fonte: Texto pelo motociclista Sr. Gepeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário