terça-feira, 26 de outubro de 2010

PROJEÇÃO NO ESPAÇO VIRTUAL

Antes de mais nada é preciso reconhecer que todo motociclista a pratica, é algo que fazemos até inconscientemente.

Vamos tentar explicar: Especialmente no trânsito nervoso das grandes cidades e quando se dirige de forma um pouco mais agressiva, o motociclista, muito mais do que um motorista comum, costuma usar espaços que ainda não existem. A agilidade da moto e sua facilidade de mudar de direção, aliada à rapidez de raciocínio, faz com que nos projetemos para um espaço qua ainda vai se abrir. Acontece que, no trânsito nervoso e com motoristas imprevisíveis, nem sempre este espaço surge.

Vamos a alguns exemplos: ao ver o trânsito começar a parar lá na frente, o motociclista pensa "não preciso frear, vou cair para o corredor", mas, basta que um motorista desatento se posicione mau para que o espaço (que exitia virtualmente em sua cabeça) desapareça; Nesta situação, pode não dar mais tempo para frear e o corredor está entupido pelo tal desavisado.
Outra situação: O motocilista acelera para cima do carro da frente pensando em, na última hora, jogar para a faixa ao lado, onde ele vê que um espaço se abrirá. Novamente, basta ter um apressadinho ou uma pessoa muito lenta naquela faixa para surpreendê-lo e o espaço não aparecer. Mais uma vez, não da para ir para o espaço que não se abriu e não dá mais para frear.

Projeções no espaço virtual, que não existe ainda mas que, percebemos que se abrirá, é algo que fazemos com muita frequência. Essa dica não é para que você, simplesmente, pare de usar o espaço virtual, mas para alertá-lo sobre o seu perigo. Arrisque-se menos, arrisque menos a vida dos outros. Cuidado com o excesso de confiança, pois o trânsito não é algo exato e previsível.

Se não for atento a isso a "projeção no espaço virtual" pode se transformar em "projeção ao chão real".

Youssef Dimitrov (blog do youssef).

Um comentário:

  1. Fato! Isso acontece com facilidade, vejo muita gente que faz isso e vendo a hora de encontrar São Pedro mais cedo.
    O melhor a fazer é direção defensiva nessas horas e sempre que for pegar um corredor, 1º que seja quando o trâsito estiver parado, 2º entrar em baixa velocidade para ter tempo de reação para possiveis ocorridos como portas sendo abertas, transeuntes fora de faixa , ciclistas, e motoqueiros aguniados.

    Do mais o melhor é usar da faixa seu espaço e seguir o fluxo do trânsito, saber que por estar de moto o trânsito n para qnd vc encontra o carro parado a frente mas sim qnd encontra o semáforo.

    Devagar se vai ao longe hehehe

    ResponderExcluir