segunda-feira, 22 de março de 2010

VERDADE OU MENTIRA?

Conheça os principais paradigmas existentes no mercado motociclístico

Você consegue distinguir o que é verdade e o que é mentira no setor duas-rodas? Várias fórmulas e estratégias para um bom funcionamento da motocicleta são conhecidas popularmente. O nascimento de um mito pode ser justificado por algum motivo. Não são todos os mitos que são falsos ou completamente verdadeiros.

De acordo com o especialista em motocicletas Tomás Santos, da T.A.S Motos, localizada em Sorocaba, os mitos nascem porque alguns assuntos são levados ao extremo. “Discussões geralmente são criadas e infelizmente terminam sendo generalizadas, sem necessidade, por falta de discernimento”, afirma.
Meio a pesquisas desenvolvidas entre motociclistas surgiram dúvidas de todos os gêneros referentes ao funcionamento das motocicletas.

Sem o filtro de ar a moto anda mais?
“A moto pode se desenvolver bem mais, porém, o funcionamento do motor fica altamente comprometido”, diz Santos. Segundo ele, ocorre uma maior transmissão de ar que por consequência se mistura ao combustível e gera sérios problemas à moto.

O filtro de ar é responsável por enviar todo o ar que entra no carburador. É um acessório feito de papel dobrado, montado em uma estrutura de plástico, metal e borracha. Outra função importante é alimentar o motor sem deixar faltar ar.

Quando o filtro de ar está no fim de sua vida útil ou muito sujo, ele impede que o ar entre no motor com a velocidade devida, e a moto começa a funcionar com pouco ar e o motor, incorretamente. Com isso, as acelerações e retomadas ficam lentas, o motor falha e o consumo de combustível aumenta. Em algumas situações o motor não funciona.

Para o mecânico especialista em motos, Ronie Dotzlaw, é necessário regular a quantidade de gasolina para a maior quantidade de oxigênio que será aspirada. Porém, isso prejudicará a vida útil do motor, pois uma maior quantidade de partículas será aspirada pelo motor durante a admissão.

O uso do nitrogênio na calibragem aumenta a durabilidade dos pneus?
A resposta é que não existe comprovação. Segundo Santos, infelizmente há motociclistas que querem utilizar técnicas de corrida nas ruas, sendo que o correto é seguir aquilo que é estipulado pelo fabricante. O nitrogênio pode garantir estabilidade por ter um ponto mais elevado e aquecido, que faz com que a calibragem seja realizada a cada dois meses e com oxigênio uma vez por mês.

“O nitrogênio é um gás estável, com isso, ele demora mais tempo para aquecer, preservando a borracha e permitindo que o pneu rode mais tempo antes de atingir a temperatura de “deterioração”. Soma-se a isso o fato dele manter por muito mais tempo, a calibragem do pneu”, afirma Dotzlaw

A adição de naftalina na gasolina aumenta a octanagem, fazendo com que a moto tenha um rendimento maior?

O especialista Tomás Santos da T.A.S. Motos afirma desconhecer estudo a respeito, mas há alguns anos esse procedimento era realizado em motocicletas com motor de dois tempos. Hoje em dia, Santos garante que é desnecessário esse procedimento por conta de toda a tecnologia.

Falando em combustível, segundo o especialista, facilmente encontramos motociclistas que ainda não sabem diferenciar uma gasolina comum de uma aditivada. Os mecânicos antigos são contra, pois tecnicamente não tem maior poder de combustão e tem a característica de manter o motor limpo. “Optar pela gasolina aditivada não representa um maior rendimento da motocicleta”, explica.

Para Santos, a maior preocupação que o motociclista deve ter é onde está abastecendo o tanque da moto. É sempre importante buscar gasolina de qualidade em postos que possuam bandeira, na tentativa de evitar a clandestinidade ao adquirir um produto que pode gerar sérios problemas e gasto excessivo.

Segundo o mecânico Ronie Dotzlaw, a naftalina é um hidrocarboneto, ou seja, derivado de petróleo, então quando ela é combinada com a gasolina, faz com que esta aumente sua octanagem, isso possibilita que se trabalhe com taxas de compressão mais altas, gerando maior torque e potencia ao motor. Já dá para perceber que se o motor não está preparado, o piloto não perceberá nada, a não ser um efeito placebo. Para piorar, a naftalina, que dispomos no Brasil não é pura, então, quando combinada com a nossa mistura chamada gasolina, cria-se detritos no reservatório de combustível, que se chegarem ao carburador, ou bico injetor, vão causar danos maiores que os possíveis ganhos pretendidos.

Fonte: MotoVrum

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