sexta-feira, 18 de março de 2011

RECOMENDAÇÃO PARA FRENAGEM



Quando uma motocicleta sofre uma rápida desaceleração, o peso se desloca para a roda dianteira. Isso torna a traseira da moto mais leve e pode fazer com que a roda traseira se trave e derrape. Nesta situação, os pilotos devem simplesmente manter o freio traseiro aplicado e focalizar seus olhos no horizonte. A moto continuará a derrapar, mas de modo controlável e sem abanar muito a traseira.

Quando a roda dianteira trava, o piloto deve liberar o freio dianteiro. Se não fizerem isto, a roda dianteira pode se enfiar debaixo da moto e causar um tombo. O melhor modo de evitar um travamento dianteiro é usar uma técnica chamada "frenagem progressiva". Na frenagem progressiva, o piloto progride através de três estágios. Cada estágio corresponde a uma quantidade maior de pressão aplicada ao freio dianteiro:

no estágio um o piloto aplica o freio apenas até o ponto onde haja o mais leve atrito entre as pastilhas de freio e o disco;
na frenagem estágio dois, o piloto progride até o estágio um e continua a aplicar uma força constante;
no estágio três, que normalmente é reservado para emergências que exigem desaceleração rápida, o piloto aplica o máximo possível de pressão ao freio, mas apenas depois de progredir através dos outros estágios.

Este tipo de frenagem progressiva servirá a motociclistas em todas as situações de direção e normalmente evitará um travamento dianteiro.

Veja a matéria completa em:

http://carros.hsw.uol.com.br/motos2.htm

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