quinta-feira, 21 de julho de 2011

DICAS DE MANUTENÇÃO DA CORRENTE



Por Adair Santos

Quem é motociclista já ouviu relatos de casos de condutores que sofreram tombos e ferimentos graves porque a corrente estava frouxa demais, escapou e causou o travamento da roda traseira. Histórias assim acontecem todos os dias e servem de alerta para não haver descuidos em relação ao sistema de transmissão, que deve passar pelas revisões descritas no manual do proprietário e, geralmente aos 10 mil ou 15 mil quilômetros, ser substituído por um novo.

A revisão da corrente, da coroa e do pinhão deve ser feita em uma oficina de confiança. O kit completo para uma moto do segmento de entrada custa cerca de 40 reais se for de fornecedores paralelos e 230 reais se for peça original. ‘‘É um tipo de economia que não compensa, pois põe em risco a segurança e a vida do condutor e do passageiro’’, alerta o comerciante e consultor técnico Marcelo Pierro Kerschner, da Cia da Moto, de Taquara.

O técnico mecânico Dalvan Odilon Ferreira já sentiu na pele os problemas que uma corrente em péssimo estado de conservação pode causar. ‘‘Certa vez sofri uma queda quando buscava a moto de um cliente’’, conta.

O especialista elaborou três dicas que aumentam a vida útil de todo o conjunto e podem ser executadas na oficina ou até mesmo em casa, desde que haja as ferramentas adequadas. Isso porque, na melhor das hipóteses, se a corrente não causar a queda do condutor, vai deixá-lo empenhado ou com as mãos sujas de graxa ao tentar reinstalá-la.



FAÇA VOCÊ MESMO

1 - Ajuste: a cada 300 quilômetros, é necessário ‘‘espichar’’ a corrente, evitando as temidas folgas, que em geral não devem ser superiores a 2,5 centímetros. Com um pouco de conhecimento e as ferramentas adequadas, é possível fazer isso em casa. Caso contrário, leve na oficina de confiança.

2 - Limpeza: deve ser feita sempre que houver acúmulo excessivo de detritos, que impedem seu correto funcionamento. Utilize um pincel e querosene ou óleo diesel, mas evite o uso de solventes. Após a limpeza, é necessário engraxar a corrente.





3 - Lubrificação: recomendada a cada 100 quilômetros mas, em caso de tráfego na chuva, a distância cai para metade porque a água acaba removendo a graxa. Pode ser feita em casa mesmo: basta adquirir uma bisnaga de graxa branca, que custa, em média, 5 reais (80 gramas) nas motopeças.






Fotos Adair Santos/GES-Especial

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