sábado, 18 de junho de 2011

ESCAPAMENTO ESPORTIVO É PROIBIDO NO BRASIL?

Entender o que diz a Lei no Brasil, interpretando-a corretamente, em muitos pontos, não é fácil. Por isso, é cada vez mais comum o policial multar o motociclista por barulho excessivo do escapamento, usando apenas o "ouvido" como medição.

Os fabricantes de escapamentos esportivos reclamam das vendas que chegaram a cair até 80% nos estados do sul do país, onde a aprensão de motos são mais comuns, com fiscalização abusiva e sem embasamento técnico, tornando a questão uma verdadeira rede de indústria de multas.

A lei no que tange a regulamentação de emissão de poluentes nas motos é basicamente o seguinte: motos fabricadas até 1993 devem respeitar o limite de ruído de 99 decibéis (dB). A partir de 1993, passaram a ser feitas medições em todas as motos antes do lançamento. Este limite de ruído de cada modelo está no manual do proprietário e pode ser ultrapassado em até 3 dB quando se troca o escapamento.

Para que a regulamentação seja corretamente aplicada, os agentes de trânsito teriam de ter no mínimo um decibelímetro e conhecer melhor as leis. Sem provas de que a moto excede o limite de ruído, a maioria dos motociclistas que recorre da multa consegue a anulação. Só mesmo aqueles motociclistas que retiram os abafadores, deixando os escapamentos totalmente abertos são devidamente multados.



Na prática

Se a fiscalização não está devidamente equipada e ainda assim insiste em multar alegando ruído excessivo ou ausência de abafador, a alternativa dos fabricantes é proteger seus clientes. Os fabricantes adoratam o uso de um abafador removível para seus escapes esportivos, que pode ser retirado pelo motociclista caso prefira um ruído mais encorpado. Basta ser novamente encaixado se algum agente de trânsito se queixar do barulho. Outra medida adotada pelos fabricantes de escapamentos esportivos é fornecer junto com o produto, a cópia do laudo que comprova que o escapamento está dentro das normas da lei.


Como é medido os ruídos

A medição de ruído prevista na NBR 9714 deve ser feita com um decibelímetro aferido pelo INMETRO. Dependendo do modelo de moto, o motor é acelerado a ½ ou ¾ da rotação da potência máxima (encontrada na ficha técnica) e o nível de ruído é determinado com base na média de três medições. É bom lembrar que, além do equipamento correto, a norma exige uma posição e distância determinada para a instalação do decibelímetro, dentro de um ambiente adequado para as medições.



No exterior

Nos Estados Unidos e na Europa existem modelos de escapamentos que excedem o nível de ruído estipulado em Lei, é verdade. Mas sempre que isso ocorre, a peça recebe uma inscrição indicando o uso apenas em competição. O aviso pode ser visto em modelos vendidos no Brasil, que não podem ser emplacados, exatamente por serem voltados a competições ou ao off-road.





Fonte: rockriders.com.br

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