segunda-feira, 20 de junho de 2011

RODAS RAIADAS X RODAS DE LIGA LEVE






Esteticamente agradáveis, porém... a maioria das motocicletas, hoje em dia nas ruas possui rodas com raios em vez de rodas de liga leve.

As rodas com raios são bastante difíceis de manter limpas... isso você provavelmente já sabe. E que elas requerem ajustes constantes, pois, os raios tendem a se soltar, talvez já saiba. Mas não sei se sabe que é difícil manter um aro raiado selado. É que, devido à conexão dos raios ao aro, ficam diversas frestas pelas quais o ar pode escapar, quando se usa pneus sem câmara.
Os aros raiados foram feitos para utilização com câmaras de ar, como era o costume de antigamente.

Acontece que pneus com câmaras tem alguns problemas específicos, que levaram ao seu abandono:

- Estes pneus, quando furados, explodem. Isto é perigoso.

- Estes pneus, quando furados, não podem ser reparados na estrada, com um spray selante.

Isto não ocorre com os pneus sem câmara, que por terem estas vantagens, tomaram o lugar dos pneus com câmara. Porém, tem a desvantagem de terem vazamentos de ar pela conexão dos raios.

As rodas raiadas modernas possuem um adesivo selante na parte interna, o que impede que o ar vaze (muito) por ali. Porém, este selo pode se romper, ao ajustarmos os raios rotineiramente. Recomenda-se uma revisão do selo, se o pneu estiver perdendo muita pressão.

Mas se você possui rodas raiadas antigas, que foram feitas para uso com câmaras de ar, e colocar um pneu moderno nela, não vai ter como manter este pneu cheio. Então, ou você usa uma câmara, com os inconvenientes que ela possui, ou troca esta roda por uma mais moderna, ou manda selar o aro internamente.

Dica Rock Riders: por uma questão exclusivamente de segurança, recomendamos o uso de motos com rodas de liga leve e não raiadas. Estética não é tudo.




Fonte: Site Salvamoto com compilação do Rock Riders.

Nenhum comentário:

Postar um comentário