Por que os velocímetros não marcam a velocidade real da moto? Às vezes a margem de erro chega a ser muito grande. Em motos com velocímetro analógico tudo bem mas, acho que as motos com velocímetro digital podiam marcar certo.
Wallan Lima - Rio de Janeiro/RJ
Esta não é só uma pergunta do Wallan, mas de muitas outras pessoas qie possuem motos, quem nunca quiz fazer um teste comparando a velocidade de sua moto com outra ou da moto com outro carro?
Acho que todo mundo já fez isso ou se não fez já procurou fazer, bom pesquisando muito e conversando com alguns mecânicos descobri o porque disso.
Mas antes que tal um pouco de física?
Vamos entender como funciona um velocímetro:
O velocímetro indica a velocidade do veículo. Nesse instrumento, costuma-se incluir também um hodômetro, que fornece a quilometragem percorrida. Na maioria dos veículos, o tipo de velocímetro mais usado é o magnético.
O velocímetro é acionado geralmente pela árvore de saída da caixa de transmissão, cuja velocidade de rotação é proporcional à do veículo. O movimento transmite-se pelo cabo do velocímetro, flexível e giratório, acoplado à árvore principal do instrumento, que comporta um ímã. Próximo ao ímã, sobre a mesma árvore, um disco de alumínio liga-se diretamente ao ponteiro. Do outro lado do copo de alumínio há um estator de aço.
O ímã gira, provocando assim a variação do campo magnético. Em conseqüência dessa variação, surgem no copo correntes de Foucault, que dão origem a um outro campo magnético. Da interação dos dois campos, resultam forças (torque) que provocam a rotação do copo. Este, no entanto, é impedido por uma mola espiral de girar completamente, sofrendo apenas uma deflexão proporcional ao torque, que é transmitida ao ponteiro.
O tipo mais comum de velocímetro é dotado de um ponteiro sobre uma escala circular ou em arco, mas às vezes o indicador é digital.
Segundo alguns fabricantes e donos de concessionárias, todas as motocicletas feitas para andar nas ruas registram a velocidade sempre com erro de 5% a 10% acima da velocidade real. Essa erro é proposital e serve como margem de segurança que ajuda a pervenir o motociclista de receber multas por excesso de velocidade ou se estourar todo.
Mas se você é como eu e gosta das coisas perfeitinhas, recomendo levar a Kansas em uma oficina especializada e eles regulam eletronicamente o velocimetro.
Mas se vocês quiserem calcular a velocidade real da moto, entre aqui:
Fonte: www.geocities.com
Wallan Lima - Rio de Janeiro/RJ
Esta não é só uma pergunta do Wallan, mas de muitas outras pessoas qie possuem motos, quem nunca quiz fazer um teste comparando a velocidade de sua moto com outra ou da moto com outro carro?
Acho que todo mundo já fez isso ou se não fez já procurou fazer, bom pesquisando muito e conversando com alguns mecânicos descobri o porque disso.
Mas antes que tal um pouco de física?
Vamos entender como funciona um velocímetro:
O velocímetro indica a velocidade do veículo. Nesse instrumento, costuma-se incluir também um hodômetro, que fornece a quilometragem percorrida. Na maioria dos veículos, o tipo de velocímetro mais usado é o magnético.
O velocímetro é acionado geralmente pela árvore de saída da caixa de transmissão, cuja velocidade de rotação é proporcional à do veículo. O movimento transmite-se pelo cabo do velocímetro, flexível e giratório, acoplado à árvore principal do instrumento, que comporta um ímã. Próximo ao ímã, sobre a mesma árvore, um disco de alumínio liga-se diretamente ao ponteiro. Do outro lado do copo de alumínio há um estator de aço.
O ímã gira, provocando assim a variação do campo magnético. Em conseqüência dessa variação, surgem no copo correntes de Foucault, que dão origem a um outro campo magnético. Da interação dos dois campos, resultam forças (torque) que provocam a rotação do copo. Este, no entanto, é impedido por uma mola espiral de girar completamente, sofrendo apenas uma deflexão proporcional ao torque, que é transmitida ao ponteiro.
O tipo mais comum de velocímetro é dotado de um ponteiro sobre uma escala circular ou em arco, mas às vezes o indicador é digital.
Segundo alguns fabricantes e donos de concessionárias, todas as motocicletas feitas para andar nas ruas registram a velocidade sempre com erro de 5% a 10% acima da velocidade real. Essa erro é proposital e serve como margem de segurança que ajuda a pervenir o motociclista de receber multas por excesso de velocidade ou se estourar todo.
Mas se você é como eu e gosta das coisas perfeitinhas, recomendo levar a Kansas em uma oficina especializada e eles regulam eletronicamente o velocimetro.
Mas se vocês quiserem calcular a velocidade real da moto, entre aqui:
Fonte: www.geocities.com
entrar onde? no final do texto qual link renato
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